16 minutos de espetáculo piromusical no São João

É um dos momentos altos da noite de São João do Porto e, para muitos, o ponto de partida para a grande festa que se prolonga madrugada dentro… Lançado a partir da meia-noite de 24 de junho, desde a ponte Luiz I e do rio Douro, o espetáculo piromusical deste ano durará 16 minutos e promete uma viagem por alguns dos mais famosos temas do rock mundial e português, entre muita luz, cor e efeitos pirotécnicos de grande impacto visual.
Já falta pouco para o São João e o tradicional espetáculo piromusical, cujo investimento é partilhado pelas Câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, faz parte da tradição da noite mais festiva e iluminada do ano, tal como os martelos, o alho porro ou as sardinhas assadas.
Ano após ano, milhares de pessoas concentram-se nas encostas e nas zonas ribeirinhas das cidades do Porto e de Vila Nova Gaia, procurando a melhor vista para a verdadeira explosão de cor que acontece sobre o rio Douro e na estrutura da ponte Luiz I. Este ano não será exceção.
A proposta selecionada, da responsabilidade do Grupo Luso Pirotecnia, terá como tema “As Lendas do Rock”. Durante 16 minutos, o espetáculo percorrerá alguns dos temas mais conhecidos, e que atravessam gerações, de bandas como os AC/DC, Pink Floyd, Scorpions, Guns N’ Roses, Rolling Stones e Queen. O grande final da sequência, que se iniciará com o marcante “Thunderstruck” dos AC/DC, será ao som dos Xutos & Pontapés e do tema “A Minha casinha”, num excelente aperitivo para o concerto ao vivo que se seguirá, na Avenida dos Aliados, a partir da 1 da manhã, com a maior banda de rock portuguesa.
Serão, no total, sete êxitos de outras tantas bandas emblemáticas, cujos acordes e ritmos acompanharão os efeitos pirotécnicos selecionados, alguns deles inéditos. A par da já tradicional cascata prateada, que preencherá a totalidade (180 metros) do tabuleiro superior da ponte Luiz I, este ano será ainda utilizado um lettering pirotécnico de grandes dimensões, alusivo à festa sanjoanina.
O custo total do espetáculo deste ano é de 54.900 euros.

Fonte: Porto Lazer
Foto: Porto Lazer