Quer construir e lançar balões de fogo?

A caminho da sua 3.ª edição, o projeto “São João Baloeiro” volta a ter lugar de destaque naprogramação das Festas de São João do Porto.

Os portuenses são desafiados a construir e a lançar os seus próprios balões de fogo na noite de 23 para 24 de junho. A iniciativa, dinamizada pelo Maus Hábitos, em parceria com a Câmara do Porto, tem como objetivo reavivar esta tradição, tão entranhada nas festas populares da cidade, convidando a população a dar continuidade a esta prática, aperfeiçoando a técnica e o processo de construção artesanal dos balões de fogo.

O programa, aberto à comunidade, vai estender-se este ano por quatro dias de workshops gratuitos que serão dirigidos, tal como no ano passado, por Luciano Britto, mestre baloeiro, natural do Rio de Janeiro. O projeto culminará, tal como em 2015, com uma largada coletiva de mais de 250 balões na noite de São João, entre a meia-noite e as duas horas da madrugada, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Nos workshops, que terão lugar entre os dias 20 a 23 de junho, no número 195 da Avenida dos Aliados (loja Axa), sempre entre as 10 e as 19 horas, será gratuitamente distribuída a primeira edição do “Mini Baloeiro Tool-Kit”, um guia prático para a criação de balões de fogo.

Em complemento a este miniguia, será lançado durante o mês de julho o guia prático completo “Mestre Baloeiro Tool Kit”, assim como um canal online aberto e gratuito com vários vídeos tutoriais que explicam, passo a passo, as técnicas de construção de diferentes tipos de balões. Num caso como noutro, o objetivo é contribuir para a difusão massiva do saber fazer associado à arte baloeira.

O programa do “São João Baloeiro 2016” abre oficialmente no próximo dia 15 de junho, com uma exposição de balões de grande formato que estará patente, até ao dia 25 de junho, na montra do número 195 da Avenida dos Aliados.

 

+Info: As inscrições nos workshops podem ser feitas através do e-mail carmo.osul@maushabitos.com (máximo de 15 vagas por dia).

 

PROGRAMA:

Inauguração da Exposição São João Baloeiro de balões de grande formato

15 de junho | 19 horas | Avenida dos Aliados, 195 (loja Axa)

 

Workshops de construção de Balões de Fogo com o Mestre Baloeiro Luciano Britto

20 a 23 de junho | 10 -19 horas (com intervalo para almoço) | Avenida dos Aliados, 195 (loja Axa)

 

Largada de São João (lançamento de 250 balões)

23 de junho | 00-02 horas | Avenida dos Aliados, em frente à Câmara do Porto

 

Lançamento do canal de vídeos tutoriais e do guia prático completo “Mestre Baloeiro Tool-Kit”

22 de julho

 

Fonte: Porto Lazer
Foto: Miguel Nogueira